Projeto PedagÓgico Institucional

O Projeto Pedagógico da ACADEPOL/SC caracteriza-se como um plano de referência para o ensino superior dos profissionais da área da Segurança Pública, notadamente da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. O Projeto apoia-se no princípio da responsabilidade social de investimento no capital humano e valorização profissional, imprescindíveis para atender aos desafios do mundo contemporâneo.

Nos dias atuais, todos os segmentos da sociedade têm sido convocados a promover mudanças em face das transformações tecnológicas, relacionais e sociais que configuram o século XXI. Neste contexto, tanto a educação, como a Segurança Pública, especialmente as Polícias Civis brasileiras se incumbem da obrigação de responder a esses desafios com uma proposta política e pedagógica que lhes renove os métodos e os recursos organizacionais e humanos disponíveis.

Por essa razão, o projeto pedagógico institucional ora apresentado alia-se a um duplo interesse: desenvolver proposta de pós-graduação que amplie as possibilidades de acesso ao conhecimento universal e multifacetado, nas dimensões culturais, científicas, econômicas e sociais que envolvem a Segurança Pública e contribuir para a modernização da polícia civil por meio de uma política interna de qualificação permanente, que possibilite ao policial civil compreender criticamente o fenômeno criminal e intervir sobre ele de forma preventiva e propositiva, articulando-se com outras esferas de governo e da sociedade.

Parte-se do princípio de que a educação superior deve fornecer práticas sólidas para o mundo presente e futuro, e também contribuir para a educação de cidadãos éticos, comprometidos com a construção da paz, com a defesa dos direitos humanos e com os valores de democracia. Isso inclui a promoção de pesquisas para o desenvolvimento e utilização de novas tecnologias, bem como a garantia da provisão de treinamento técnico e profissionalizante, educação para o empreendedorismo e programas para aprendizagem contínua ao longo da vida.

Para acessar o Projeto Pedagógico Institucional – PPI