Ciências Policiais em Revista

Apresentação

Ciências Policiais em Revista  (ISSN 2965-2243) é uma publicação da Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (ACADEPOL). O periódico enseja a proposta de congregar e difundir pesquisas e estudos atrelados ao fazer policial. Numa sociedade com rápidas e amplas transformações, o conhecimento que embasa e subsidia as ações policiais igualmente precisa acompanhar as mudanças e, preferencialmente, antecipar-se aos desdobramentos que possam repercutir na segurança pública. Daí a importância de a Revista divulgar trabalhos dos mais diversos campos do saber, desde que ligados ao objetivo de promover segurança à sociedade.

São aceitas contribuições de textos provenientes de qualquer parte do Brasil e do exterior, devendo ser inéditos e originais, desprovidos de qualquer tipo de similaridade ilícita. De outra sorte, a pluralidade de perspectivas é incentivada e vista como enriquecedora das Ciências Policiais.

A postagem da Revista é online, com periodicidade anual, podendo vir a publicar outras edições, consoante as demandas da sociedade e dos próprios autores dos estudos. O acesso é livre e gratuito, em harmonia com a proposta de disponibilizar o conhecimento científico e tecnológico a todos os cidadãos, mormente os interessados nas lides policiais. Outrossim, não há qualquer tipo de taxa ou pagamento para artigos submetidos ou publicados.

A política editorial de Ciências Policiais em Revista segue criteriosos cuidados de editoração, envolvendo aspectos técnicos e normativos, qualidade gráfica, redacional e de primoroso conteúdo científico. Para tanto, vale-se da responsabilidade compartilhada entre a equipe editorial e a rigorosa arbitragem efetuada por pares avaliadores em duplo cego (double-blind), de modo que seja preservado o anonimato dos autores, bem como dos revisores.

Edições

O “Dossiê Psicologia Policial” inaugura o primeiro conjunto de artigos em torno de uma temática específica do periódico científico da ACADEPOL/SC, Ciências Policiais em Revista.

Os sete textos aqui reunidos são atinentes às práticas, reflexões e embasamentos teóricos concernentes à Psicologia Policial e sua práxis. A intersecção entre Psicologia e Polícia marca uma área do conhecimento em que o “cuidar da pólis” requer aprimorados cuidados técnico-científicos e inexorável postura ética.

Se as Ciências Policiais demandam contínuos avanços em termos de produção e divulgação do conhecimento, com a Psicologia Policial não é diferente. Sendo um campo do saber em plena efervescência, enseja ainda mais dedicação e esforços voltados ao estudo, à pesquisa e ao compartilhamento do que é sistematizado cientificamente.

Foi este o propósito da Revista e dos autores deste compêndio, a quem saudamos e agradecemos por terem aquiescido ao desafio!

Esta 3ª edição de “CIÊNCIAS POLICIAIS EM REVISTA” apresenta artigos que vêm ao encontro de demandas da sociedade e de questões que, costumeiramente, suscitam avanços e reflexões por parte dos profissionais dedicados à atividade policial.

Neste intuito, estão sendo divulgados treze trabalhos que retratam uma Polícia sempre atenta a mudanças e desdobramentos em uma sociedade dinâmica e com céleres transformações.

As temáticas desenvolvidas nos textos vão desde a função da Polícia Judiciária até a cultura do medo e o Direito Penal simbólico. Em seus intermédios, merecem ser citados os assuntos ligados a questões jurídicas atinentes à atividade policial, aos padrões e rotas criminais, aos instrumentos de investigação, à violência contra animais e ao uso de cães na atividade investigativa. Ainda, os temas ligados à relação entre crimes ambientais e direitos humanos, além do imprescindível desenvolvimento contínuo do próprio policial.

A despeito de os artigos publicados não encerrarem os assuntos desenvolvidos, sua divulgação objetiva subsidiar ações e avançar nas reflexões e debates que se mostram tão indispensáveis para o desenvolvimento do próprio trabalho policial.

 

Na 2ª edição, revista de Ciências Policiais da Academia da Polícia Civil de SC traz temas de interesse ao cidadão

Temas relacionados à busca pela melhoria no atendimento do cidadão, com uma polícia judiciária cada vez mais técnica e de vanguarda. É com esse propósito que a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Academia da Polícia Civil (Acadepol), lançou a 2ª edição da sua revista de Ciências Policiais.

A investigação de crimes praticados em ambiente virtual, a apuração criminal na era das fake news, o reconhecimento de pessoas no inquérito policial, a presunção de inocência e a divulgação de operações policiais à mídia são alguns dos assuntos abordados.

A nova publicação é datada de 15 de outubro de 2022, Dia do Professor, e reúne artigos com temas relevantes de finalidade acadêmica. A revista tem periodicidade anual – a primeira edição saiu em 2021.

Há ainda outros assuntos abordados como a influência da seletividade indireta na atividade investigativa da Polícia Civil de SC, os limites da análise técnico-jurídica do delegado de polícia, o ciclo completo de polícia e a (In) condicionalidade da colaboração premiada.

Os artigos publicados apresentam a proposta de divulgar estudos referentes às Ciências Policiais e também a de encorajar ideias, reflexões, avanços teóricos e novas técnicas que possam contribuir com a atividade dos profissionais de polícia.

Ciências Policiais em Revista é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (ACADEPOL). O periódico enseja a proposta de congregar e difundir pesquisas e estudos atrelados ao fazer policial. Numa sociedade com rápidas e amplas transformações, o conhecimento que embasa e subsidia as ações policiais igualmente precisa acompanhar as mudanças e, preferencialmente, antecipar-se aos desdobramentos que possam repercutir na segurança pública. Daí a importância de a Revista divulgar trabalhos dos mais diversos campos do saber, desde que ligados ao escopo de promover segurança à sociedade, a começar pelo estado de Santa Catarina.

A postagem de Ciências Policiais em Revista é online, com periodicidade anual, podendo vir a divulgar outras edições, consoante as demandas da sociedade. O acesso é livre e gratuito, em harmonia com a proposta de disponibilizar o conhecimento científico e tecnológico a todos os cidadãos, mormente os interessados nas lides policiais.

A política editorial de Ciências Policiais em Revista segue criteriosos cuidados de indexação e editoração, envolvendo aspectos técnicos e normativos, qualidade gráfica, redacional e de primoroso conteúdo científico. Para tanto, vale-se da responsabilidade compartilhada entre a equipe editorial e a rigorosa arbitragem efetuada por pares avaliadores em duplo cego (doubleblinded), de modo que seja preservado o anonimato dos autores e também dos revisores

Expediente

CORPO EDITORIAL

Organizador

André Luiz Bermudez Pereira

Editor geral
Marcos Erico Hoffmann

Editor-assistente
Daniel Godoy Danesi

Capa e diagramação
Setor de Comunicação Visual (GEPLA/SECOV)

CONSELHO EDITORIAL

DR. ALCEU DE OLIVEIRA PINTO JÚNIOR
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

DR. BENJAMIN LESSING
THE UNIVERSITY OF CHICAGO – EUA

DR. ALEXANDRE MORAIS DA ROSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DR. DIOGO PICCHIONI SOARES
ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA

DRA. ELISANGELA MELO REGHELIN
ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL

DR. FELIPE DA VEIGA DIAS
IMED – PASSO FUNDO RS

DRA. GERTRUDES APARECIDA DANDOLINI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DR. JÁDEL DA SILVA JÚNIOR
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA

DR. JOÃO ARTUR DE SOUZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DRA. LILIAN MILNITSKY STEIN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DRA. MAÍRA MARCHI GOMES
ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA

DRA. MÁRCIA CRISTIANE NUNES-SCARDUELI
ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA

DR. MARCOS ERICO HOFFMANN
ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA

DRA. MARIA CRISTINA D’ÁVILA DE CASTRO
ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA

DR. ROBERTO MORAES CRUZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DR. RODRIGO BUENO GUSSO
ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA

DR. RUI CUNHA MARTINS
UNIVERSIDADE DE COIMBRA – PORTUGAL

DRA. SOLANGE MARIA DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DR. THEOPHILOS RIFIOTIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DR. WILLIAM WEBER CECCONELLO
IMED – PASSO FUNDO RS

Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina
Rod. Tertuliano Brito Xavier, 209 – Bairro Canasvieiras
CEP 88054-600, Florianópolis SC
(48) 3665-8078
Email: acadepol@pc.sc.gov.br

Normas para Publicação

• Ciências Policiais em Revista recepciona trabalhos de pesquisadores e profissionais de todas as áreas do conhecimento, desde que o assunto em foco esteja alinhado à temática das Ciências Policiais. A contribuição a ser encaminhada deverá ser original e inédita, não podendo estar sendo avaliada para publicação em nenhum outro tipo de periódico, livro ou anais de eventos. Caso contrário, esta condição deverá ser claramente informada no momento da submissão.

Política de Direitos Autorais

• Ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na Revista, bem como permitem sua edição e alteração para adequação às normas de submissão.

• Textos que passarem pela primeira apreciação da equipe editorial serão encaminhados a dois avaliadores que os analisarão em processo duplo-cego. Estes poderão vir a efetuar comentários e oferecerão sugestões de aprimoramentos e ajustes sempre que for o caso. As identidades dos autores e de suas instituições serão mantidas em sigilo, bem como a dos avaliadores. Nos casos em que não houver consenso na decisão de publicar ou declinar, o trabalho poderá ser enviado a um terceiro avaliador.

• Textos que já passaram por aprimoramentos e ajustes poderão ser de novo encaminhados aos autores se houver necessidade, haja vista o contínuo processo de lapidação do escrito. Persistindo eventuais problemas já apontados, poderá ser suspensa ou revogada a publicação.

• O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita, que não está e nem será colocada em processo avaliativo em outra publicação. O plágio acadêmico, seja em que nível for, constitui crime, de acordo com a legislação brasileira em vigor. É o que prevê o artigo 184 do Código Penal, bem como o artigo sétimo, parágrafo terceiro, da lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que trata do direito autoral, consubstanciando-se, portanto, em matéria cível e penal.

• Os trabalhos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores, bem como a utilização de imagens ou de outras formas de mídia. A Revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens.

• Quando da submissão do artigo, o(s) autor(es) cedem os direitos da obra de primeira publicação, sendo permitida a veiculação do trabalho pela Ciências Policiais em Revista em qualquer meio, bem como divulgá-la (consignando a autoria) em qualquer rede social ou demais formas de comunicação. É permitido que outras pessoas distribuam e façam uso dos conteúdos da Revista em outros trabalhos, desde que atribuam o devido crédito de criação original ao(s) autor(es), bem como referenciem o periódico Ciências Policiais em Revista.

• A Revista não cobra taxas de submissão e nem de revisão de textos.

• Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

• No ato da submissão, o(s) autor(es) concordam com todos os termos expostos, não podendo alegar desconhecimento de qualquer item disposto no website.

• Todos os textos encaminhados à Ciências Policiais em Revista deverão vir acompanhados por Declaração de Responsabilidade e por Nota de Direitos Autorais.

• A mera avaliação positiva do trabalho não garante sua publicação ou aceitação. A escolha dos textos a serem publicados atenderá aos critérios da política editorial definidos pela Chefia Editorial da Revista e respeitará o número máximo de trabalhos definidos por chamada, ainda que não venha a ser divulgado tal número.

• Em caso de aceite e escolha de trabalhos em quantidade acima do número definido para cada edição, fica reservada à Chefia Editorial a publicação do trabalho na edição seguinte, desde que previamente comunicada e autorizada pelo(a) autor(a).

• Os nomes e demais dados solicitados serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades, nem repassados a terceiros…