Ciências Policiais em Revista
• Ciências Policiais em Revista recepciona trabalhos de pesquisadores e profissionais de todas as áreas do conhecimento, desde que o assunto em foco esteja alinhado à temática das Ciências Policiais. A contribuição a ser encaminhada deverá ser original e inédita, não podendo estar sendo avaliada para publicação em nenhum outro tipo de periódico, livro ou anais de eventos. Caso contrário, esta condição deverá ser claramente informada no momento da submissão.
Política de Direitos Autorais
• Ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na Revista, bem como permitem sua edição e alteração para adequação às normas de submissão.
• Textos que passarem pela primeira apreciação da equipe editorial serão encaminhados a dois avaliadores que os analisarão em processo duplo-cego. Estes poderão vir a efetuar comentários e oferecerão sugestões de aprimoramentos e ajustes sempre que for o caso. As identidades dos autores e de suas instituições serão mantidas em sigilo, bem como a dos avaliadores. Nos casos em que não houver consenso na decisão de publicar ou declinar, o trabalho poderá ser enviado a um terceiro avaliador.
• Textos que já passaram por aprimoramentos e ajustes poderão ser de novo encaminhados aos autores se houver necessidade, haja vista o contínuo processo de lapidação do escrito. Persistindo eventuais problemas já apontados, poderá ser suspensa ou revogada a publicação.
• O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita, que não está e nem será colocada em processo avaliativo em outra publicação. O plágio acadêmico, seja em que nível for, constitui crime, de acordo com a legislação brasileira em vigor. É o que prevê o artigo 184 do Código Penal, bem como o artigo sétimo, parágrafo terceiro, da lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que trata do direito autoral, consubstanciando-se, portanto, em matéria cível e penal.
• Os trabalhos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores, bem como a utilização de imagens ou de outras formas de mídia. A Revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens.
• Quando da submissão do artigo, o(s) autor(es) cedem os direitos da obra de primeira publicação, sendo permitida a veiculação do trabalho pela Ciências Policiais em Revista em qualquer meio, bem como divulgá-la (consignando a autoria) em qualquer rede social ou demais formas de comunicação. É permitido que outras pessoas distribuam e façam uso dos conteúdos da Revista em outros trabalhos, desde que atribuam o devido crédito de criação original ao(s) autor(es), bem como referenciem o periódico Ciências Policiais em Revista.
• A Revista não cobra taxas de submissão e nem de revisão de textos.
• Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.
• No ato da submissão, o(s) autor(es) concordam com todos os termos expostos, não podendo alegar desconhecimento de qualquer item disposto no website.
• Todos os textos encaminhados à Ciências Policiais em Revista deverão vir acompanhados por Declaração de Responsabilidade e por Nota de Direitos Autorais.
• A mera avaliação positiva do trabalho não garante sua publicação ou aceitação. A escolha dos textos a serem publicados atenderá aos critérios da política editorial definidos pela Chefia Editorial da Revista e respeitará o número máximo de trabalhos definidos por chamada, ainda que não venha a ser divulgado tal número.
• Em caso de aceite e escolha de trabalhos em quantidade acima do número definido para cada edição, fica reservada à Chefia Editorial a publicação do trabalho na edição seguinte, desde que previamente comunicada e autorizada pelo(a) autor(a).
• Os nomes e demais dados solicitados serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades, nem repassados a terceiros.
Fonte: os autores (por exemplo)
• O trabalho pode contar com no máximo 5 (cinco) autores/coautores. Orientadores figuram como coautores, devendo ser respeitado o limite indicado. Em eventuais casos de número maior de autores, o texto deverá vir acompanhado de uma justificativa para tal composição, o que ensejará uma consulta ao Conselho Editorial.
• Somente serão aceitos trabalhos que versem sobre as Ciências Policiais de forma geral, inseridos em subáreas que incluem linhas de pesquisa como as seguintes:
Inteligência em Gestão Organizacional:
> Inteligência em Processos e Gestão de Pessoas
> Inovação e Conhecimento
> Governança e Sociedade
Gestão de Investigação Criminal:
> Gestão Estratégica da Investigação Criminal e Inteligência Policial
> Teorias, Métodos, Técnicas e Procedimentos de Polícia Judiciária
> Organizações Criminais: estudos e possibilidades de intervenção
> Violências contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social.
• O sistema de citações ao longo do texto deve ser autor-data (exemplo: FOUCAULT, 2021). No caso de citações diretas (na íntegra), indicar também o número da página (ex.: FOUCAULT, 2021, p. 199). Havendo necessidade, são admitidas notas de rodapé explicativas, desde que curtas.
• Citações diretas curtas (até três linhas) devem ser escritas no interior do próprio parágrafo, entre aspas, sem itálico, com indicação da página.
• Citações diretas com quatro linhas ou mais devem possuir espaçamento entre linhas simples (1,0), recuo de 4 cm da margem esquerda e fonte tamanho 10, com indicação da página.
• Citações indiretas (paráfrases) devem vir acompanhadas do sobrenome do autor e ano da obra. Não é colocado o número da página.
• Deve ser sempre mencionado somente o sobrenome do(s) autor(es) e não o nome completo (exemplos: Castro, Souza, Lopes Junior, Moreira Neto, Pereira Sobrinho).
• Quando o sobrenome citado vier depois da frase ou parágrafo, deverá ser escrito em caixa alta.
• O trabalho deve estar devidamente formatado e possuir a estrutura textual de acordo com o explanado na próxima seção.
• A revisão ortográfica, bem com as afirmações, ideias, eventuais interpretações e opiniões constantes no texto são de exclusiva responsabilidade de seu(s) autor(es).
• Em quaisquer outros casos, o(s) autor(es) deverá(ao) observar as regras da ABNT.
Estruturação do artigo
• TÍTULO – Utilização de fonte Arial 12, centralizado, maiúsculas, negrito, espaçamento simples. Se houver subtítulo, separar com dois pontos do título.
• TÍTULO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – Tradução do título para o inglês. Fonte Arial 12, centralizado, maiúsculas, sem negrito, espaçamento simples.
• A seguir, nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de nota de rodapé trazendo a titulação, vinculação institucional, projeto vinculado e endereço para correspondência – email do(s) autor(es). Deixar espaço de duas linhas para iniciar o Resumo.
• Resumo – A palavra Resumo deve ser escrita em negrito, fonte Arial 10, justificado, seguida de dois pontos. O corpo do Resumo deverá possuir entre 150 e 250 palavras, fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado, sem negrito. Espaço de uma linha separando o próximo elemento. O Resumo deve apresentar o objetivo central do estudo, uma breve descrição do método utilizado, as principais ideias e resultados encontrados na pesquisa e as conclusões a que chegou com o trabalho.
• Palavras-chave – No mínimo três e no máximo cinco palavras ou termos, separados por ponto e vírgula, fonte Arial 10, justificado, espaçamento simples. Iniciais em minúsculas. Preferencialmente, usar termos diversos dos elencados no título.
• Abstract – Resumo em língua estrangeira (inglês). Seguir a formatação e limites de palavras do Resumo.
• Keywords – Palavras-chave traduzidas para o idioma estrangeiro (inglês). Separadas por ponto e vírgula, fonte Arial 10, justificado, espaçamento simples. Iniciais em minúsculas.
• INTRODUÇÃO– A palavra Introdução deverá ser escrita em fonte Arial 12, negrito, alinhado à esquerda, sem recuo de parágrafo, com letras maiúsculas. Após a palavra Introdução, deixar uma linha em branco e iniciar o corpo do texto, que deverá ser elaborado com fonte Arial 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5. Todo parágrafo deverá ser iniciado com recuo de 1,5cm na sua primeira linha. A Introdução deve apresentar de forma clara os objetivos do trabalho, a contextualização do tema escolhido e sua delimitação, a justificativa (a relevância da pesquisa para a Ciência, para a sociedade e para a Polícia Civil), a descrição do método utilizado na pesquisa, bem como uma prévia das discussões que serão desenvolvidas, propiciando uma noção introdutória do tema abordado. O último parágrafo da Introdução costuma ser reservado para descrever (anunciar) como o artigo foi dividido nas diversas partes que virão seguir.
• DESENVOLVIMENTO (fundamentação teórica, descrição e análise de dados, etc.) – O título é escrito em negrito, alinhado à esquerda, sem recuo de parágrafo. Deixar uma linha em branco de espaço antes do corpo do texto. O Desenvolvimento pode ser desdobrado em seções teóricas e já com outros títulos, diferentes de “Desenvolvimento” seguindo a formatação Arial 12. O corpo do texto deverá seguir a formatação já referida na Introdução, devendo estar em fonte Arial 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5. Os parágrafos são sempre iniciados com recuo em 1,5 cm na sua primeira linha. Todas as obras citadas ao longo do texto deverão estar listadas no final, nas “Referências”.
• CONSIDERAÇÕES FINAIS – A expressão Considerações Finais deverá ser escrita em fonte Arial 12, negrito, alinhada à esquerda, sem recuo. Após a expressão Considerações Finais, deixe uma linha em branco e inicie o corpo do texto, que deverá seguir a formatação indicada nos demais tópicos, sendo fonte Arial 12, espaço entre linhas 1,5, justificado, parágrafos com recuo em 1,5cm na primeira linha. As “Considerações Finais” devem abordar a confirmação (ou não) da hipótese aventada no trabalho, trazendo em destaque as principais ideias, constatações e descobertas, bem como as limitações encontradas na pesquisa e sugestões de temas para dar prosseguimento ao estudo em trabalhos futuros.
• REFERÊNCIAS – A palavra Referências deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito, justificado, sem recuo de parágrafo. Deixar uma linha em branco de espaço, tal como os demais tópicos. Esta lista de obras são referenciadas em exata correspondência com as citações efetuadas ao longo do texto. As referências deverão estar em ordem alfabética, elaboradas em espaçamento simples (1,0), fonte Arial 12, sem recuo de parágrafo, alinhadas à margem esquerda do texto, separadas entre si por uma linha em branco com espaçamento simples. Entre uma referência e outra deverá haver uma linha em branco. Ainda, deverão observar a NBR 6023/2018, cuja versão atualizada está disponível no link: http://www.fkb.br/arquivos/nbr.pdf.
Florianópolis SC, novembro de 2022.
Canais de Ouvidoria
Rod. Tertuliano Brito Xavier, 209 – Canasvieiras – Florianópolis – Santa Catarina – CEP: 88054-600
Horário de expediente: Das 08h às 18h – Segunda a Sexta.