A matriz curricular da Pós-Graduação em Análise de Dados Aplicada à Investigação Criminal abrange níveis temáticos essenciais para investigadores de polícia: Cultura e conhecimento jurídico; Noções fundamentais de tecnologia; Inteligência e contrainteligência cibernética; Investigação criminal; Análise de dados e Pesquisa científica.
1) Cultura e conhecimento jurídico
Este nível temático propicia uma reflexão crítica sobre o Direito como construção cultural com vista à atuação profissional de Segurança Pública no Estado Democrático de Direito. Os conteúdos abordados nesta área temática serão bases jurídicas e éticas para o desenvolvimento das disciplinas presentes na segunda área temática.
2) Noções fundamentais de tecnologia
Cria uma base sólida de fundamentos para que os discentes possam absorver melhor os conteúdos abordados nas disciplinas específicas de análise de dados e de investigação criminal. Abrange os princípios fundamentais da ciência da computação, com foco na compreensão dos sistemas operacionais, redes e segurança da informação. Oferece conhecimentos específicos sobre design, administração, implementação e consulta em banco de dados. Por fim, desenvolve habilidades analíticas fundamentais de exploração de conjunto de dados complexos para identificar padrões, tendências e anomalias relevantes para a investigação criminal.
3) Inteligência e contrainteligência cibernética
Proporciona uma compreensão aprofundada dos princípios que regem a proteção de sistemas digitais contra ameaças. Abrange conhecimentos essenciais sobre a identificação e prevenção de vulnerabilidades, além de estratégias para garantir a integridade e confidencialidade das informações. Explora bases teóricas e práticas necessárias para implementar medidas eficazes de segurança, incluindo a compreensão dos protocolos criptográficos, autenticação, controle de acesso e demais aspectos cruciais para proteger dados digitais.
4) Investigação criminal
Aprofunda conhecimentos sobre técnicas específicas utilizadas para rastrear atividades criminosas e oferece aos participantes bases para investigar crimes. Assim como aborda estratégias de investigações específicas para crimes acontecidos em ambiente virtual ou que o meio virtual tenha sido utilizado para o cometimento do crime e para crimes ocorridos fora do ambiente virtual.
5) Análise de dados
Imerge e aprofunda nos conceitos de análise de dados aplicada à investigação criminal. Considerando a base sólida que o participante adquiriu até chegar a este nível, complementa a formação do policial com uma base sólida para aplicação de técnicas analíticas na interpretação de dados relevantes para a resolução de crimes. Conhece os principais softwares de tratamento e análise de dados, oferecendo aos participantes ferramentas e técnicas para análise de dados telemáticos e digitais, análise de dados financeiros, análise de dados aplicada à investigação de crimes contra o patrimônio e contra a vida.
6) Pesquisa científica
Capacita e incentiva os participantes a desenvolverem pesquisa e produzirem conhecimento nas ciências policiais.